terça-feira, 8 de novembro de 2011

GERONIMO STILTON

Neste Mês, estão em destaque na tua a biblioteca os livros de Geronimo Stilton!!!

Conheces Geronimo Stilton!?

Geronimo Stilton há muito conquistou os jovens portugueses, assim como acontece um pouco por todo o Mundo, e por isso os seus livros são uma prenda certeira para os mais novos neste Natal, mas também nos anos ou em outra ocasião qualquer... A editora Planeta lançou no mercado nacional pela primeira vez a BD do jornalista do «Diário dos Roedores», assim como da sua irmã, Tea Stilton: «À Descoberta da América» e «O Segredo da Ilha das Baleias», respetivamente. Já a editora Presença lançou mais duas obras da série, «Os Segredos de Ratázia» (com a «extra-rática planta de Ratázia») e «A Verdadeira História de Geronimo Stilton», ambos os livros editados em capa dura.

A série Geronimo Stilton é daqueles casos de sucesso entre conteúdo e forma. As aventuras são inúmeras e sempre cativantes, mas o seu êxito deve-se em muito a sua configuração, já que consegue tornar a leitura num ato de divertimento, algo essencial para os mais jovens. Desenhos, letras maiores, letras menores, cores fortes, pormenores, cuidado nos detalhes, setas a indicar o caminho para onde devemos ir, mistério,… Na verdade, tudo serve para suavizar o ato da leitura. E isso é o principal trunfo e a razão do sucesso desta série infantojuvenil, que, com certeza, já trouxe milhares de leitores para o Mundo das Letras.
Stilton é o diretor do Diário dos Roedores, principal jornal da Ratázia, «capital da Ilha dos Ratos, em forma de fatia de queijo, situada no Oceano Rático Meridional, onde a natureza é protegida e os roedores vivem felizes». Embora não seja admirador de grandes aventuras, pelo contrário, é um fervoroso adepto do descanso, a verdade é que, por esta ou aquela razão, acaba sempre por se envolver em confusões. No entanto, com os seus amigos e familiares, acaba por resolver todos os mistérios.




«A Verdadeira História de Geronimo Stilton» é uma ótima oportunidade para todos conhecerem em pormenor alguns dos factos da vida do rato mais famoso de Ratázia, já que muitos dos seus segredos, alguns mais íntimos, são desvendados (por exemplo, uma vez Stilton teve uma rã na sua fralda, uma prenda do seu primo Esparrela). Em «Os Segredos de Ratázia» são revelados os principais motivos de interesse da capital da Ilha dos Ratos. Os cafés, os monumentos, os museus, os pontos turísticos. A cidade é esmiuçada ao milímetro e percorremos as ruas onde Stilton anda todos os dias. Para sabermos de todos esses mistérios temos as preciosas ajudas dos jornalistas Cuscacúsqui Ratatz («Super Super Super… curiosa!») e Patati Descarado («É um senhor, ou melhor, um roedor SEM ESCRÚPULOS») e do fotógrafo de escândalo Red Paparatz. Todos trabalham para o jornal A Boataria. Os dois livros são lançados mais uma vez pela Presença.

A Planeta editou recentemente no nosso país, pela primeira vez, a banda desenhada da série. O primeiro volume é «À Descoberta da América». Junto com a sua irmã Tea, o sobrinho Benjamim e a amiga Pandora e o primo Ratozo, Stilton regressa ao passado, mais concretamente a 1492, ano em que Cristóvão Colombo chegou à América. O objetivo é impedir que os gatos piratas mudem a história a seu favor. Todos os ingredientes que encontramos nos livros de Geronimo Stilton encontramos na banda desenhada, embora aqui a forma seja a tradicional, não se verificando alterações na forma apresentada. A grande novidade no entanto é «O Segredo da Ilha das Baleias». Pela primeira vez o rato mais conhecido da Ilha dos Ratos cede o seu protagonismo, neste caso à sua irmã, também jornalista. Professora do Colégio de Ratford, Tea conta a história das Tea Sisters, um grupo formada por cinco alunas suas (Nicky, Paulina, Colette, Violeta e Pamela) onde a cumplicidade reina entre todas. Como curiosidade, refira-se que Tea Stilton vai ter um livro independente em janeiro, editado pela Presença.

Texto retirado de desportodigital.sapo.pt/default.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes e depois do 25 de abril