quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ler para crer

Eu, chamo-me Ana Simões e pertenço à turma B do 9º ano, aqui da Escola. Tenho o hábito de ler desde pequena. A leitura sempre fez parte da minha educação, imposta essencialmente pela minha mãe. Sempre vivi rodeada de livros e de pessoas que gostavam de ler e isso acabou por desenvolver o meu gosto pela leitura. Para além disso, os meus pais sempre me compraram livros, tanto escolhidos por mim, como por eles. Esta educação acabou por me fazer tomar sempre a iniciativa para a leitura. Porém, foi a partir dos onze anos, por volta disso, que fiquei mesmo a ADORAR ler… Tornou-se como um vício! Sempre é melhor ler sossegadamente do que ir para a rua fazer asneiras ou chatear os pais…

Leio porque, como já disse antes, tornou-se um vício! Não existe melhor ocupação dos tempos livres (para um bom aluno, quase não há tempos livres – mas devem-se sempre fazer pausas!). Antes de adormecer, não existe nada melhor do que um livro como companhia para aliviar a tensão acumulada… Nas férias, não há melhor coisa para fazer quando estamos na praia ou enquanto estamos de viagem. Ou seja, um livro é o melhor amigo que podemos ter! Outro dos motivos pelos quais gosto de ler é porque os livros são capazes de nos transportar para outra realidade, fazem-nos encarnar noutra personagem, viver outros acontecimentos que, na vida, nunca viveríamos (já que muitos dos livros que lemos são de ficção fantástica!).

Neste momento, estou a ler meia dúzia de livros ao mesmo tempo. Mas estou a dar especial atenção a dois: “Caderneta de Cromos” do Nuno Markl e “Uma viagem espiritual” De Nicholas Sparks e Billy Mills. Nenhum deles pertence ao estilo de livros que habitualmente leio e de que realmente gosto, mas sou da opinião de que é muito bom variar de estilos de livros, pois podemos encontrar um de que gostamos. Particularmente, não gosto muito de dizer qual é o meu livro preferido e que mais me marcou, pois é o conjunto de muitos livros que vão formando o meu caráter e não um, individualmente. Para além disso, digo sempre que ainda não desenvolvi espírito crítico suficiente para julgar os livros, só o suficiente para dizer se gostei ou se detestei. Habitualmente, gosto sempre dos livros dentro do mesmo estilo e das autoras que leio, porém, quando me desvio da minha “linha” de leitura, o mais comum é não os apreciar tanto.

Gosto de ler livros dentro do género do Romance Fantástico e também aprecio ler diários (de pessoas que viveram numa altura de guerra e de outro tipo de experiências).

Aconselho-vos vivamente a lerem livros da Juliet Marillier. Esta autora tem uma linguagem bastante acessível (recentemente acabou de lançar livros para os” young adults”, com linguagem realmente fácil de entender) e as histórias são muito envolventes. No tipo de literatura que leio, ou se gosta ou não e por isso deve-se começar com uma boa autora, como a Marillier, para ganhar gosto por este tipo de livros. Um conselho: não se intimidem pelo tamanho dos livros. Os livros grandes nem sempre são os mais complicados e eu bem que queria que os livros fossem maiores, para renderem mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes e depois do 25 de abril