quinta-feira, 6 de outubro de 2011

PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA



Prémio Nobel da Literatura de 2011 foi atribuído ao poeta sueco Tomas Tranströmer.

Tomas Tranströmer escreve sobre a morte, a história, a memória e é conhecido pelas suas metáforas. É um poeta que tem uma produção pequena, "não é prolixo", disse no final do anúncio o secretário da Academia, o historiador Peter Englund, embora esteja traduzido em várias línguas. Em Portugal, Tranströmer tem poemas publicados em duas antologias, uma delas chama-se "Vinte e um poetas suecos" (Vega ,1987).


Tomas Tranströmer, 80 anos, psicólogo de formação, sofreu um AVC em 1990. Por isso perdeu as faculdades motoras e não consegue falar. Peter Englund disse à televisão sueca que falou com o laureado e ele se mostrou surpreendido pelo prémio. "Ele estava a escutar música", acrescentou o secretário da Academia. O Prémio Nobel da Literatura 2011 vive numa ilha e depois de ter ficado doente publicou três obras.



Desde 1973 que Tomas Tranströmer era candidato ao Nobel. Há 40 anos que um autor sueco não recebia este prémio. No ano passado a distinção foi atribuída ao escritor peruano Mario Vargas Llosa. O prémio tem um valor pecuniário de dez milhões de coroas suecas (cerca de 1 milhão de euros).

Para saberes mais informações sobre o poeta, clica aqui.


in publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes e depois do 25 de abril