terça-feira, 16 de novembro de 2010

VISITA À QUINTA PEDAGÓGICA

No dia 10 de Novembro, pelas 9:20 horas, fomos à Quinta Pedagógica. Eu fui com a minha turma e com a minha professora.

Quando lá chegámos vimos que tinham deitado adubo químico na relva. Vimos uma nogueira na nossa frente e, quando olhamos para o lado esquerdo, vimos em painéis, várias raças de gado bovino. Aquilo era um espanto. Então corremos imediatamente para lá.

Depois conhecemos a dona Imelda que nos ensinou através de Expressão Plástica, a fazer sininhos para pendurarmos na árvore de Natal, com material reciclado. Saímos de lá com o nosso sininho, contentes, alegres e satisfeitos.

Tivemos um pequeno intervalo onde nos sentámos nos bancos da quinta a lanchar. Brincámos então um pouco.

Esperámos um bocado, até que apareceu o Sr. Pinto que era o guia da visita.

Começámos, por ver as plantas. Primeiro, vimos o limonete ou a lúcia-lima. Tinha um aroma perfumado! Havia um canteiro que tinha couves com o caule pouco desenvolvido, isto é, tinham sido plantadas há pouco tempo. A seguir, vimos os morangueiros com alguns morangos. Continuando o nosso caminho, observámos as ervilhas a nascerem pouco a pouco. Mais à frente, o Sr. Pinto mostrou-nos as fabas e, como se desenvolviam! Havia três opções: virar à esquerda, à direita ou seguir em frente. Nós escolhemos seguir em frente. Vimos a erva - cidreira onde o Sr. Pinto arrancou um raminho para nós cheirarmos e, para além disso, explicou como se fazia o chá de cidreira assim como os seus benefícios para a nossa saúde. Olhámos para a tília que era uma árvore, cuja flor também tem características medicinais. Pelo caminho em diante, conseguimos observar as camélias ou como vulgarmente lhe chamamos «japoneiras».

Virámos à esquerda, onde conseguimos ver árvores de pomar, tais como: a amoreira (que dá amoras); a ameixoeira (que dá ameixas); o castanheiro (que dá castanhas); a cerejeira (que dá cerejas); o damasqueiro (que dá damascos); diospireiro (que dá dióspiros); a figueira (que dá figos); a laranjeira (que dá laranjas) o limoeiro (que dá limões); a macieira (que dá maças); o marmeleiro (que dá marmelos); o medronheiro (que dá medronhos) a nespereira (que dá nêsperas); o pessegueiro (que dá pêssegos); a pereira (que dá peras); a tangerineira (que dá tangerinas)a toranjeira (que dá toranjas)e por fim a nogueira (que dá nozes).

Entretanto, fomos ver os animais. O primeiro animal que nós vimos foi uma porca que pesa 151 quilos e que tem cinco bacorinhos que são pequeninos e gordinhos!

Na Quinta há um lago enorme onde nadam patos bravos, reais e domésticos. Lá há placas que identificavam cada animal como: o pato que é hervíboro, dão ao Homem ovos e carne e a sua reprodução dá-se através ovos que são chocados durante 30 dias. Os galináceos vivem na capoeira e são granívoros.

Há vários caminhos por onde se escolher mas, o Sr. Pinto levou-nos a conhecer os coelhos e explicou que eles são herbívoros e dão ao Homem carne. Os porcos vivem na pocilga, são omnívoros, e a sua reprodução dá-se através da barriga e depois de 3 meses e 3 semanas, 3dias e 3horas nascem os bacorinhos.

Os próximos animais que nós vimos foram os cavalos e os póneis que vivem na cavalariça. Estes animais são herbívoros. A fêmea do cavalo é a égua, da qual nascem os potros através da barriga. Ao fim de 11meses de gestação nascem as crias, e dão ao Homem transporte e lazer. Há vacas que pesam 200 a 250 quilos. Lá, também há bois, de diferentes raças.

Lá na quinta há um campo cheio de erva onde as ovelhas e os carneiros podem comer ou em liberdade.

Os animais que nós vimos a seguir foram os cães, o pombo - comum, a galinha – sedosa e o faisão dourado, as rolas e os piquitos. Há lá um cão grande, branco e tem o pêlo enrolado.

O Sr. Pinto mostrou-nos as canas-de-açúcar e disse-nos que se podia chupar e saía açúcar.

Já estávamos no fim e o nosso guia levou-nos até às “Plantas Aromáticas e Condimentares” onde conseguimos observar o alecrim, a alfazema ou a lavanda, a erva de S. Roberto, a hortelã-pimenta, a nêveda, o orégão, o serpão, o louro, o ginkgo, o tomilho e a salsa.
Quando acabámos a visita reparamos que já eram 12:45 horas.

Gostámos muito da visita porque aprendemos a distinguir e obter diferentes aromas e cores da Natureza, que nos fizeram perceber porque devemos respeitar a Natureza.

Trabalho realizado por Joana Monteiro e Ana Rita Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes e depois do 25 de abril