No passado dia 20 de abril, no auditório Calouste Gulbenkian, decorreu a grande final distrital de Braga do concurso «Entre Palavras», que contou com a presença de 13 equipas provenientes de escolas de todo o distrito.
A equipa em representação do Agrupamento de Escolas de Real foi constituída por um total de vinte e quatro alunos do 8.º D (20 alunos como claque) da E. B. 2/3 de Real. Os alunos foram acompanhados pelos professores Paulo Costa (Diretor de Turma) e José Barroco (Coordenador da biblioteca).
Na primeira parte, os alunos Gonçalo Veloso, Maria Cunha, João Vilaça e Maria Ribeiro apresentaram uma tese sobre poupança denominada «A crise socioeconómica: Ameaça versus Oportunidade para Gerir e Poupar».
Defenderam que a poupança deverá ser uma atitude e uma forma de estar, praticando-se diariamente através de gestos simples, quer na perspetiva económica, quer ambiental. Apresentaram ainda medidas concretas para serem adotadas pelas crianças e jovens, com o objetivo de melhorar as competências de gestão e poupança. Foram distribuídos pelos representantes das 13 escolas presentes um desdobrável produzido para o efeito.
Após a reunião do júri, foram divulgados os resultados: a E. B.2/3 de Real conquistou o 1.º lugar; o Colégio de Vizela, 2.º lugar; o Conservatório Calouste Gulbenkian, 3.º lugar e a E. B. 2/3 de Montelongo o 4.º lugar.
Na segunda parte da sessão, as quatro escolas melhores classificadas formaram duas equipas conjuntas para apresentarem e debaterem o tema «Criatividade». A equipa constituída pelos alunos da E. B. 2/3 de Real e do Colégio de Vizela foi a grande vencedora do debate, carimbando dessa forma a passagem à fase final nacional do concurso «Entre Palavras», que vai decorrer a 6 de junho na cidade de Braga.
No final, os alunos do 8.º D sentiram grande satisfação pela experiência vivenciada e motivados para o próximo desafio: elaborar uma tese sobre a criatividade, em parceria com os alunos do Colégio de Vizela.
Sem comentários:
Enviar um comentário