sexta-feira, 22 de novembro de 2013

LER PARA CRER


Viajar! Sonhar! Liberdade! Conhecer! Imaginar!

Chamo-me Elsa Maria Bernardo Marques e Gradim Ribeiro, sou professora de Física e Química na Escola EB 2/3 de Real e……as palavras que referi, constroem a força anímica para uma vida cheia de…..VIDA! Confuso? Talvez! Mas, para mim, não! São todo o sentido de um crescente gosto pelo infinito desejo de saber, compreender ou não, sentir, chorar, rir e, sobretudo, viajar. Sim!! Viajar por tempos passados, presentes e futuros. Como? Simples! Com um livro na mão! Leio para sonhar, leio para viver mas, sobretudo, leio para voar! Voos inimagináveis, quase impossíveis! Mas consigo planar sobre os tempos, as vidas, as emoções porque, como asas, eu tenho… LIVROS!

Corri tanto, fiquei ofegante, quando Tomás de Noronha, desvendando criptogramas, me levava a conhecer a cultura islâmica, na benesse de compreender o Corão, em “ A Fúria Divina”, de José Rodrigues dos Santos.

Entrei no Palazzo Vecchio, símbolo do poder civil da cidade de Florença. Corri pelos seus corredores, andei pelos seus jardins, consegui entrar nas salas mais proibidas. Privei com Dante! Ele mostrou-me o que escreveu: “A Divina Comédia”! Botticelli mostrou-me como interpretou na sua pintura! Onde eu vivi isto? “ Inferno”, último livro de Dan Brown!

E quando andei pelas montanhas impenetráveis de Cuba? Cansada, com fome, frio, noites em branco! Sempre com medo que denunciassem a minha posição e a dos meus camaradas. Sim! Eu fui o Comandante da Esperança e o Guerrilheiro da Utopia! Eu fui Che Guevara e Raúl Castro! Eu vivi a Revolução Cubana, quando li os seus relatos, quando li os seus diários!

Tantas experiências que vivi! Tanto que teria para contar, se assim o tempo o permitisse! Gostaria tanto de falar dos meus tempos passados no Japão, pelas mão de Haruki Murakama. Quando tive que atravessar a selva da Birmânia, para afinar um simples piano, com Daniel Mason, em “ O Afinador de Pianos”! Tanto e tantas aventuras que eu poderia contar! E as histórias de amor vividas na romântica Itália, da Sveva Casati Modignani?

Pois, neste momento, ando por S. Tomé e Príncipe! Estou a ler “Equador”, de Miguel Sousa Tavares. Já estive com o Rei D. Carlos, no Palácio de Vila Viçosa e fui a uma batida às perdizes! Estou a preparar-me para entrar num pequeno litígio com Inglaterra, ainda não sei como vai ser. Estou a gostar, claro! Adoro África!

Estou a ler este livro, agora, pois já andava para o ler há muito tempo! Mas é tão difícil escolher o próximo livro! Tanto e tão pouco tempo! Mas, “ Equador”? Sim! Um livro já com alguns anos, um livro que, chegou agora a sua vez! Li “Rio das Flores”, do mesmo autor e, o que mais me recordo, é da viagem de barco, de Lisboa para o Rio de Janeiro. No final da mesma, quando o barco estava mesmo a aportar, sentir uma mistura inconfundível de cheiros! O cheiro do mar, misturado com o cheiro da floresta tropical. Finalmente!!!! Livros a 3D!!! É esse cheiro que falta, que quero encontrar em “Equador”.

O livro que li e reli, foi “ A Fórmula de Deus” . Provavelmente foi o livro que mais me questionou, intrigou, mais me fez pensar, mais me fez construir um pensamento! Einstein, prova matematicamente a existência de Deus! Fantástico! Um gosto pela Física, um gosto pelo Divino! Juntos? Sem palavras! Aqui, estive em Israel mas, acima de tudo, estive no Universo! Presenciei a Teoria do Big Bang…..e mais não digo! Não parava!

Ler, ler, ler!!! Tantos “sinónimos” que existem para esta palavra! Viajem, sonhem, acreditem, vivam…..LEIAM!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Antes e depois do 25 de abril