segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ler é mágico...

Estamos de regresso às aulas...
Nestas semaninhas que faltam para o ano letivo terminar, no te esqueças de ler, porque LER é.... MÁGICO.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Experimentar para partilh@r

Já está disponível o site do projeto EXPERIMENTAR PARA PARTILH@R.

Clica na imagem e aprende com os trabalhos dos nossos colegas do 1º ciclo... e já agora podes também explorar no youtube o nosso canal EXPERIMENTAR PARA PARTILH@R.


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

SEMANA DA LEITURA

A Biblioteca Porto Maia e o Departamento de Línguas da Escola EB2,3 de Real levarão a cabo entre os dias 5 e 9 de março a Semana da Leitura. A abertura da semana far-se-á no dia 5 e o encerramento ocorrerá no dia 9 pelas 18.30h.

Durante a semana, poderás participar em diversas atividades relacionadas com o livro e a leitura, como hora do conto, encontro com escritores, dramatizações, leituras e partilhas de leituras pelos pais e encarregados de educação, entre outras.


segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Resultados do concurso Literacia 3D

Já são conhecidos os resultados do concurso Literacia 3D.

Em breve enviaremos os resultados de todos os alunos.

Para já, ficamos a conhecer os alunos que irão representar o nosso agrupamento na fase distrital.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O Natal de Garrinchas



CONTO DE NATAL EM POESIA - 8ºA

O Natal de Garrinchas

Garrinchas era um velho
De sacola e bordão.
Andava a pedir
dinheiro para comer pão.

A caminho de Lourosa
A sua terra Natal
Caminhada dolorosa…
Nunca tinha feito igual!

Saiu de Lourosa…
Ninguém lhe dava nada!
Agora quer voltar para lá
P’ra passar a consoada!

Durante o seu percurso
Um nevão o atrasou
Com frio e com fome
Na capela se abrigou.

Para do frio se proteger
Uma lareira tentou acender…
O andor destruiu
E perdão à senhora pediu!

Com a fogueira acesa
Para a noite de Natal passar
Pegou em Nossa Senhora
Para o presépio recriar…

E assim a noite se passou…
A solidão combateu!
A falta da família não se notou

E a alegria reinou!

8ºA




















Garrinchas
De sacola e bordão
Ia o velho Garrinchas
a pedir esmola ou pão!

A Caminha de Lourosa
Tarefa difícil e custosa!
A neve apareceu
E ele estremeceu…

Como espadas a frio cortava
Mais longe a caminho ficava!
Um casebre no seu pensamento…
Nem pensar em dormir ao relevo!

Uma montanha onde não se via santo…
Ao longe , uma casa vestida de branco!
O velho já mal andava…
Essa ideia o amargava!

Na casa Santa entrou…
Aconchego procurou…
Apenas o fogo o aqueceria…
E vendo a madeira na sacristia…
Pediu perdão a Maria
E o colar encontrou
Naquele andor que desmontou!

Recriou a cena de Jerusalém
que o levou mais além!
Não foi propriamente um Natal
em família
Mas deu-lhe calor e alegria!
E com as lágrimas no rosto, agradecia!

8º C