sábado, 31 de janeiro de 2015

ESCREVER UM CONTO, SORRIR PARA A VIDA


Gostas de escrever? 


Então, participa no concurso de escrita "Escrever um conto, sorrir para a vida", promovido a nível nacional pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), Rede de Bibliotecas Escolares e Direção-Geral da Saúde (DGS) em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas.

Para conheceres o regulamento clica aqui ou informa-te na biblioteca.

Concorre e habilita-te a ganhar fantásticos prémios.





segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CONTAI AOS VOSSOS PAIS


De 26 a 30 de Janeiro de 2015, irá decorrer na escola sede do Agrupamento, a "Semana da Memória das Vítimas do Holocausto", uma intervenção educativa que assinala a história e a memória do Holocausto/Shoah, na qual será dada prioridade à personificação das vítimas e à evocação da passagem de sete décadas sobre a II Guerra Mundial. O Projeto de atividades é interdisciplinar, tem apoio dos parceiros externos (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e União das Freguesias de Real, Dume e Semelhe), integra-se na Semana do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e envolve todos os alunos do 9ºano, tal como alunos dos 5º e 6ºanos.


Este projeto pretende valorizar os relatos individuais de cada uma das vítimas e das suas histórias de vida, abordando de forma diferente a temática do Holocausto/Shoah no contexto escolar e projetar esta perspectiva mais personalizada também na comunidade educativa, para que a memória não se apague e a História não se repita. Pretende-se igualmente que os alunos sejam, a partir desta experiência de trabalho, atores e difusores, para toda a comunidade educativa, da mensagem de paz e de respeito pelos direitos humanos subjacentes ao projeto. O conjunto de atividades a levar a cabo centra-se na temática do Holocausto, entre as quais se destacam as seguintes: “Leituras” sobre o Holocausto em contexto curricular; Exposição “Pintar a Shoah” com a construção de painéis em que os alunos utilizam várias técnicas plásticas e diversos materiais; Exposição “O Holocausto“; Exposição Bibliográfica na Biblioteca Escolar Porto Maia; apresentação de mini peças de teatro sobre a obra “Anne Frank”; “Ciclo de Cinema” sobre a temática; Conferência, para os alunos, intitulada “Contai aos vossos pais – história e memória do Holocausto”. As atividades culminarão no último dia com uma segunda Conferência intitulada “Contai aos vossos Pais”, dinamizada pelo professor Jorge Brandão Carvalho, aberta a toda a comunidade.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Revista do agrupamento


À semelhança do ano letivo anterior, a Biblioteca Escolar Porto Maia vai publicar a revista do agrupamento “Impressões”.

Queremos contar com os teus textos.

Queres participar com os teus textos e fotografias?
Então, escreve um texto sobre um tema à tua escolha e envia-o para o mail biblioteca@aereal.edu.pt


Contamos com a tua colaboração!!!

Atividades abertas à comunidade

Conhece aqui as comunidades em que os teus pais e familiares podem participar. Contamos contigo e com a tua família.