quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Halloween... na biblioteca

A azáfama respirava-se no ar, tal era o corrupio de cores, cheiros e sensações. Comemorar o “Halloween” é fazer desabrochar a criança que existe em nós e brincar aos monstrinhos e fantasmas numa altura em que a realidade se tornou um fardo grande para carregar!
Deixemos as crianças ser crianças e façamos da Escola um sítio onde ainda se sentem confortáveis e onde podem expressar as suas emoções de uma forma criativa. Esta festa nasce todos os anos com um espírito novo onde alunos e professores participam com alma nova na esperança de melhorar o sentido da Escola e valorizar a aprendizagem, porque é aí que a humanidade se vai sublimando, transportando-se para o futuro num mito de saudade e fantasia.
Foi decorada a Biblioteca Escolar com motivos alusivos à temática, apelando à criatividade que nos caracteriza a todos! De salientar, os marcadores para livros elaborados pelos alunos do Curso Vocacional mais (8ºA), com o intuito de promover o gosto pela leitura e o conhecimento. Os zombies, os fantasmas, os vampiros e morcegos sorriam perante os olhares entusiasmados das crianças, que seguiam toda aquela dança na magia dos seus sonhos. Enfim, iniciava-se um dia de festa e o mundo renascia! Enquanto houver imaginação e sonho há esperança para a humanidade!
A professora de Inglês: Maria Manuela das Neves


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Dia das BIBLIOTECAS ESCOLARES

Comemora-se hoje, dia 28 de outubro, o dia das bibliotecas escolares... Vem à biblioteca e aceita um dos desafios que temos para ti.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Dicas para melhorar a pesquisa no google

Costumas usar o GOOGLE para efetuares pesquisas? Então, vê esta apresentação com algumas dicas que te ajudarão a otimizares a tua pesquisa.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PASSAPORTE DO LEITOR



Como sabes, a Biblioteca da escola promove diversas atividades para que nos tempos livres possas distrair-te e, ao mesmo tempo, possas enriquecer os teus conhecimentos nas diversas áreas do saber. Entre estas atividades está o «Passaporte do leitor».
Todos os dias podes dirigir-te à biblioteca e beber a imaginação que brota das histórias que selecionamos para ti.
A tua participação é importante, para ti porque desenvolves competências que te vão ajudar na disciplina de português, para a biblioteca porque incentiva à promoção de novas atividades do teu agrado.
Por último, e não menos importante, porque podes ganhar prémios, quantas mais histórias leres maior é a possibilidade de seres um dos vencedores deste desafio.
 
Mas…. para facilitar o bom funcionamento da biblioteca, bem como a tua participação, cada mês é dedicado apenas a uma turma do 5º ano e uma do 6º ano.
O mês de outubro está aberto à participação das turmas do 5ºA e 6ºA.

Está atento ao nosso blogue para que saibas em que mês podes participar.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Alice Munro - Prémio Nobel da literatura 2013

Alice Munro, é uma escritora canadiana de contos, considerada uma das principais escritoras da atualidade em língua inglesa. É a grande vencedora do Prémio Nobel da Literatura 2013, hoje anunciado em Estocolmo, no aniversário da morte do industrial e filantropo sueco Alfred Nobel, que o instituiu.

Alice Munro nasceu em Wingham, Ontário, em julho de 1931. Viveu primeiro numa quinta a oeste dessa zona, numa época de depressão económica. Munro reconheceu a influência na sua obra de grandes escritoras, como Katherine Anne Porter, Flannery O’Connor, Carson McCullers ou Eudora Welty, bem como de James Agee e especialmente William Maxwell. Os seus relatos centram-se nas relações humanas analisadas através da lente da vida quotidiana. Por isso, e pela sua qualidade, tem sido chamada "a Chekov do Canadá".

Foi por três vezes vencedora do prémio de ficção literária «Governor General's Literary Awards», do seu país. Em 1998, Alice Munro foi premiada pelo National Book Critics Circle dos Estados Unidos, pela obra "O amor de uma mulher generosa".

O galardão, no valor de oito milhões de coroas suecas (925 mil euros) foi anunciado pelo secretário da Academia de Ciências Sueca no histórico edifício da Bolsa, na baixa de Estocolmo.


in rtp.pt
 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EM BOM PORTUGUÊS

Quem nunca teve dúvidas ou se enganou na grafia (escrita) de alguma palavra ou na construção de uma frase?
Não precisamos de ir muito longe para verificarmos que o uso correto da língua é importante, pois todos nós gostamos de ler textos bem escritos e de ouvir discursos que respeitam as normas corretas da linguagem.

Quem nunca perdeu a vontade de ler, quando alguém lhe apresentou um texto como este?

Nunca te esqueças, apenas aquele que domina bem a língua transmite com confiança e defende melhor o seu ponto de vista.

Para que não sejas mais um daqueles que têm dificuldades no domínio do português, a biblioteca propõe-te um passatempo/concurso onde podes praticar a escrita da tua língua materna.
Todos os meses será afixado na biblioteca, um pequeno questionário onde poderás testar os teus conhecimentos.

Não te esqueças de participar, quem sabe não serás um dos vencedores.


Atividades abertas à comunidade

Conhece aqui as comunidades em que os teus pais e familiares podem participar. Contamos contigo e com a tua família.