segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ACHO QUE POSSO AJUDAR


A partir de hoje, pods ler várias obras literárias em suporte digital (e-books), nos tablets disponíveis na tua biblioteca. Ao longo do primeiro período, poderás ler o conto ACHO QUE POSSO AJUDAR,  e responder à ficha de leitura, clicando no seguinte link: ACHO QUE POSSO AJUDAR.

Aproveita esta nova forma de LER e navega nas ondas digitais do conhecimento e enriquecimento cultural.

 




Queres saber o que o póprio autor diz acerca da história?
Lê o texto transcrito e conhece os "bastidores" desta história original.


A história é esta: no último Julho ligaram-me a pedir que escrevesse um conto infantil para uma colecção de livros de digitais que o Diário de Notícias iria publicar. Eu respondi a verdade: não tinha vontade de escrever um conto infantil. Havia várias razões para isso, mas a mais forte era a falta de ideias e de tempo para desenvolvê-las nos dois meses que me davam até à data de entrega do trabalho. À excepção do meu primeiro livro, A Noite dos Animais Inventados, todos os outros partiram de ideias que arrastei na cabeça, ensaiando narrativas alternativas, diferentes finais, durante meses, em dois casos mais de um ano. Parecia-me impossível fazê-lo num par de meses, ainda para mais com as férias de Agosto pelo meio.

Não sei de onde chegou a primeira ideia, como habitualmente sucede com as primeiras ideias, mas ela apareceu sem grande esforço. Trabalhei a história e a personagem na cabeça durante as duas semanas que passámos no Algarve. Depois, escrevi a primeira parte durante os cinco dias que estive no Minho, entre as pausas da música da festa da aldeia. No final de Agosto, em Beja, durante as Palavras Andarilhas, tive a ideia para a segunda parte da história. E quando cheguei a casa, na semana seguinte, escrevi o resto do conto.

Entretanto, algumas semanas antes, tinha estado em Óbidos, na livraria Histórias com Bichos, com a minha amiga Mafalda Milhões e perguntei-lhe se gostaria de ilustrar o conto que andava a escrever. Há muito tempo que tinha vontade de trabalhar com a Mafalda e pareceu-me a altura e a história certas. Ela aceitou e fez duas ilustrações para o texto (por enquanto, nesta versão digital, são apenas duas) que eu adoro.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Faleceu ANTÓNIO RAMOS ROSA


A notícia triste que marca a vida cultural e literária destes dias: Morreu esta segunda-feira em Lisboa, aos 88 anos, o poeta e ensaísta António Ramos Rosa, um dos nomes cimeiros da literatura portuguesa contemporânea, autor de quase uma centena de títulos, de O Grito Claro (1958), a sua célebre obra de estreia, até Em Torno do Imponderável, um belo livro de poemas breves publicado em 2012.
 
Exemplo de uma entrega radical à escrita, como talvez não haja outro na poesia portuguesa contemporânea, Ramos Rosa morreu por volta das 13h30 desta segunda-feira, em consequência de uma infecção respiratória, em Lisboa, no Hospital Egas Moniz.
 
Além da sua vastíssima obra poética, escreveu livros de ensaios que marcaram sucessivas gerações de leitores de poesia, como Poesia, Liberdade Livre (1962) ou A Poesia Moderna e a Interrogação do Real (1979), traduziu muitos poetas e prosadores estrangeiros, sobretudo de língua francesa, e organizou uma importante antologia de poetas portugueses contemporâneos (a quarta e última série das Líricas Portuguesas). Era ainda um dotado desenhador. (...)
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Entrega dos prémios dos concurso de fotografia e de pintura

 
A Biblioteca Porto Maia e a Junta de Freguesia de Real procederão à entrega dos prémios relativos ao III concurso de fotografia - Kodak's de Real e ao IV concurso de Pintura Porto Maia Real.
 
A Equipa da Biblioteca Porto Maia e a Junta de Freguesia de Real convidam a Comunidade Educativa, em particular os pais e encarregados de educação, a estarem presentes na cerimónia da entrega dos prémios que decorrerá no dia 21, no auditório da Junta de Freguesia de Real, pelas 21.00h.

Olimpíadas da leitura (Inglês)

Gostar de ler?  Gostar de ler em inglês?  Então, participa nas olimpíadas da leitura (em inglês)!  Inscreve-te!