quarta-feira, 24 de abril de 2013

DIA MUNDIAL DO LIVRO



O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.

Como tem sido habitual, a Biblioteca Porto Maia associa-se a este dia promovendo a elaboração de um cartaz pelos alunos e partilhando gostos literários.

"Está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maiores níveis de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias da informação e comunicação".

"A sociedade que investe na biblioteca escolar investe no seu próprio futuro" in Manifesto IFLA/UNESCO

Clica aqui para consultares o MANIFESTO Manifesto IFLA/UNESCO]

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SEMANA DA LEITURA - ATIVIDADES

Ao longo da última semana, entre 8 e 15 de abril, foram inúmeras as atividades desenvolvidas em TODO o Agrupamento de Escolas de Real. Tens agora a oportunidade de reveres algumas das imagens que marcaram o empenho de TODO o agrupamento e de TODA a comunidade educativa: alunos, professores, operacionais, encarregados de educação e família.

Na manhã do dia 10.4.13, esteve presente na Biblioteca Porto Maia, a Drª. Ivone Paz com a leitura da história “ Borboleta Branca” de Raquel Martins, para os alunos do 1ºA e 2ºB da escola EB1 de Real. Depois de ler a história, a Drª Ivone surpreendeu a plateia de alunos ao apresentar um conjunto de livros em 3 D… de repente ouviu-se: Uau!!!!! uau!!! , que espetacular!!!

Os alunos das turmas C e E do terceiro ano da EB1 de Real tiveram oportunidade de ouvir ler “ A Borboleta Branca” da autora Brigitte Bloch.



Na tarde do dia 10.4.13, o Sr. Artur Gomes, apresentou de forma entusiástica o conto “ O Sonho da Mariana” de António Torrado, da coleção "Biblioteca Pedro e Mariana". Os alunos ouviram atentamente a história contada por este avô que carinhosamente colaborou nas atividades da semana da leitura.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

TEATRO NA SEMANA DA LEITURA

O Grupo de Teatro da Escola EB 2,3 dramatizou, no dia 9 de abril, vários textos, no âmbito da semana da leitura. Os nossos pequenos grandes atores e atrizes revelaram-se ARTISTAS com "letra grande".

SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA DA LEITURA

A cerimónia de Abertura da Semana da Leitura foi preenchida com momentos deliciosos de música, teatro e leitura de poemas alusivos à temática do MAR. As ONDAS, as CARAVELAS, as NAUS, o MAR, os NAVEGADORES, o SONHO, a AVENTURA foram alguns dos temas abordados nos diversos poemas e músicas oferecidos ao público presente.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

MAR DE POEMAS



O mar e os seus mistérios inundam a poesia portuguesa e inspiraram alguns dos mais conceituados poetas lusos. Conhece alguns desses belíssimos poemas que nos fazem navegar no mundo dos nossos sonhos.

terça-feira, 2 de abril de 2013



Tens livros em casa e não sabes o que lhes fazer???
Aproveita a FEIRA DO LIVRO USADO que decorre na Biblioteca da Tua escola nos dias 10, 11 e 12 de abril e troca-os por outros que ainda não conheças.
Colabora e aproveita esta oportunidade para renovares a tua biblioteca!!!




De 8 a 12 de abril, realiza-se na tua escola a SEMANA DA LEITURA. 
Serão efetuadas várias atividades cujos objetivos principais são a promoção de  hábitos de leitura e o desenvolvimento do gosto e prazer de LER.
Poderás participar na Hora do Conto, em dramatizações, na Exposição de fotografia e deliciar-te  com leituras efetuadas pelos teus colegas, pais, professores e assistentes técnicos e operacionais do Agrupamento.
Entra na Onda da Leitura!!! Navega no MAR das palavras e descobre Novos Mundos!!!


Atividades abertas à comunidade

Conhece aqui as comunidades em que os teus pais e familiares podem participar. Contamos contigo e com a tua família.