segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uma viagem pelos livros

Vê este pequeno filme que apresenta visualmente as imagens realizadas dentro das palavras na página de um livro: uma reflexão do impacto da literatura na cultura...Temas conhecidos dos contos de fadas são criados como esculturas construídas com livros e, em seguida, trazido à vida com animação.
 



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Encontro com a ecritora Julie Hodgson




A biblioteca Porto Maia recebe no próximo dia 23, pelas 15:15h, escritora Julie Hodgson.


A escritora é autora vários livros para crianças - tanto romances como livros ilustrados - traduzidos já para diversas línguas. Nascida na Escócia, Julie tem viajado por todo o mundo como escritora de livros infantis e contadora de histórias - incluindo a criação de páginas para crianças em diversos jornais de vários países. Atualmente vive em Portugal, onde visita escolas para contar histórias e tem um programa popular de rádio para crianças todas as sextas-feiras. As obras de Julie Hodgson são muito conhecidas um pouco por todo o mundo. Muitas vezes, os lucros dos seus livros revertem para instituições de caridade.



No dia 23, a escritora apresentará o livro Jodie e o Cartão da Biblioteca. O livro, em versão bilingue, “relata as aventuras de Jodie Broom, uma menina de 12 anos que adora livros mas que vive no ano de 2075, cinquenta anos depois de o papel e os livros terem sido banidos da humanidade... e todas as experiências se terem tornado autênticos simuladores da realidade.  O que vale a Jodie é o cartão de biblioteca da sua escola, que lhe dá a possibilidade de viajar no tempo e trazer para o seu esconderijo os livros de que tanto gosta! Mas nem tudo corre bem, porque as autoridades estão atentas à entrada de papel no mundo e podem descobrir que Jodie possui livros que não devia... Ao longo do livro o leitor é levado a percorrer as paisagens e destinos longínquos com Jodie, enquanto se prende à escrita simples e colorida de Julie, que atribui aos personagens um toque mágico e surreal, dando-lhes vida para além do livro."

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ENID BLYTON

Escritora inglesa nascida a 11 de agosto de 1897, em Londres, e falecida a 28 de novembro de 1968, em Hampstead. Com apenas alguns meses de vida, a sua família deixou Londres e mudou-se para uma zona rural de Kent.
Enid teve no seu pai uma forte influência, que este se dedicava a diversas artes, como a pintura, a escrita e a fotografia. Em criança era uma grande apreciadora da leitura, embora isso desagradasse à mãe.
com os pais separados, Enid foi estudar para um colégio privado, onde desenvolveu o seu gosto pela escrita. Aos 20 anos, publicou pela primeira vez um poema seu, intitulado Have You?, que apareceu na revista Nash's Magazine. Em 1922, Enyd Blyton publicou o primeiro dos seus livros, uma coletânea de poemas chamada Child Whispers. Entretanto, tornou-se professora e, a partir de 1929 e até 1945, teve uma página semanal numa revista de professores dedicada a crianças.
Em 1938, editou o seu primeiro livro de aventuras com crianças por protagonistas: The Secret Island. Quatro anos mais tarde, em 1942, criou a série "The Famous Five" ("Os Cinco"), que tinha por protagonistas três irmãos (Julian, Dick e Anna) e uma prima, Georgina, uma maria-rapaz que gostava de ser tratada por George. O quinto elemento do grupo era um cão chamado Timmy. Em Portugal os heróis chamavam-se Júlio, David, Ana e a e o cão Tim.
Até 1963, à cadência de um por ano, Enid Blyton, escreveu 21 livros de "Os Cinco", que foram todos editados em Portugal. O primeiro chamava-se Five on a Treasure Island (Os Cinco na Ilha do Tesouro), mas houve outros como Five on Kirrin Island (Os Cinco Voltam à Ilha), Five Go to Smuggler's Top (Os Cinco e os Contrabandistas), Os Cinco e o Comboio Fantasma, Os Cinco na Casa do Mocho, Os Cinco no Lago Negro, Five on the Demon's Rock (Os Cinco na Torre do Farol) e Os Cinco e a Torre do Sábio. As histórias de "Os Cinco" deram origem a duas séries de televisão, uma em 1957 e outra em 1995.
Em 1949 Enid Blyton publicou Noddy Goes to Toyland, criando uma personagem que ainda hoje em dia é muito apreciada pelas crianças, nomeadamente através de séries de televisão difundidas em todo o mundo, um filme, banda desenhada e jogos.
Um ano mais tarde, lançou a série "Os Sete", também muito popular, mas não tanto quanto "Os Cinco".
Morreu vítima da doença de Alzheimer, depois de ter escrito mais de 600 livros.
As suas obras foram traduzidas para cerca de 70 línguas, tendo vendido mais de 60 milhões de exemplares em todo o mundo.

Na nossa biblioteca podes encontrar todos os livros da coleção "Os cinco", "Os sete", "As gémeas", "O mistério" e "Rapariga Rebelde".

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Encontro com José Fanha

O encontro com o escritor com José Fanha foi único e muito muito enriquecedor para todos: alunos, pais e professores.
Ficamos todos de sorriso nos lábios e.. a chorar por mais.

Obrigado a todos os envolvidos que tornaram este encontro possível.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Encontro com o escritor JOSÉ FANHA

A Biblioteca Escolar Porto Maia recebe no dia 7 de janeiro, pelas 10.00h, o escritor José Fanha.



José Fanha (José Manuel Krusse Fanha Vicente) nasceu em Lisboa a 19/2/51 e licenciou-se em arquitetura.
Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, em que participavam José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais; Manuel Freire; José Jorge Letria; Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros.
É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema.
Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em Bibliotecas e escolas, um pouco por todo o país.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

QUANDO EU CRESCER...

Decidir o que vamos ser quando formos crescidos é sempre muito complicado, porque parece sempre que ainda falta muito tempo e porque ainda não temos a certeza do que queremos, nem do que gostamos mais. Mas eu tenho pensado em algumas ideias do que gostava de ser. E as minhas ideias até são muito diferentes umas das outras.
Neste momento, o que mais me vejo a fazer no futuro, é ser educadora de infância. Eu gostava de ter essa profissão porque tem duas das coisas que eu mais gosto, crianças e ensinar. Eu penso que deve ser muito engraçado ver as crianças pequenas e até mesmo os bebés a crescerem e a aprenderem coisas novas. Claro que deve haver coisas menos interessantes, como trocar as fraldas, dar os biberões ou lavar as chupetas. Mas, claro, que depois há coisas muito mais engraçadas, como ajudá-los a andar, a pintar e a desenhar, contar-lhes histórias e brincar com eles.
Outra profissão que eu gostaria de vir a ter, é veterinária. O que mais gosto nesta profissão é poder passar os dias rodeada de animais, que eu adoro, e poder tratar das suas doenças. Eu tenho um cão e, agora, um gatinho bebé e por isso conheço bem o que fazem os veterinários. Por isso é que gostava de vir a ser uma.
Para terminar, como última ideia de profissão no futuro, gostaria de ser uma arqueóloga. Sempre gostei de história e de coisas antigas e sei que nesta profissão estuda-se isso. Gosto de ver na televisão as escavações que os arqueólogos fazem. E, também, gosto muito de ver os jogos e os filmes do Indiana Jones, que é um arqueólogo. Gostava muito de ter aventuras como ele.
Sara Marques Fernandes-nº 25, 5ºB
 
 Ainda não sei muito bem o que quero ser quando crescer.
Neste momento, apetece-me ser várias coisas: designer de moda, estilista, cantora, veterinária, enfermeira…
Mais tarde, vou ter de escolher verdadeiramente que profissão quero seguir mas, para já, posso ficar a sonhar com cada uma delas.
O mais importante para já é eu ser uma menina feliz, divertir-me, aprender sempre mais para poder um dia realizar os meus sonhos.
É importante cada pessoa fazer realmente aquilo que gosta, porque só assim se consegue ser uma pessoa realizada e feliz.
Mas para tudo isto acontecer tenho de trabalhar e aprender mais e melhor.
No entanto, ainda sou uma criança que gosta muito de brincar e de me divertir por isso, tenho muito tempo para pensar nisso.
Ser feliz, neste momento, é o mais importante!
Joana Isabel Ferreira Fernandes, 5ºB
 
Eu sou a Isabel, tenho dez anos. Quando eu crescer terei mais dez, estarei com vinte anos. Gostava de morar aqui em Braga porque é uma cidade muito bonita, jovem e alegre.
Estarei a viver com o meu pai e a minha mãe, porque gosto muito deles e não os posso abandonar!
O meu sonho é seguir a profissão do meu pai, gosto de desenhar jóias e de as fazer! Quero ser ainda um pouco mais, ser “Designer” de jóias, ter o meu espaço para trabalhar e vender.
Os meus tempos livres serão ocupados a ler um livro e a passear com os meus amigos. Como serei sempre simpática e alegre farei sempre muitos e bons amigos!
Ana Isabel Noversa Meira Pereira, 5ºB

Atividades abertas à comunidade

Conhece aqui as comunidades em que os teus pais e familiares podem participar. Contamos contigo e com a tua família.