segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um presente da Associação de Pais



No encerramento da Mostra pedagógica, a biblioteca Porto Maia receberá da mãos da Associação de Pais um prenda de todos os Encarregados de Educação: 50 livros!!!
A biblioteca agradece em nome de todos os seus utilizadores este presente especial... Um obrigado especial e, já agora, que este gesto se repita no próximo ano lectivo. É o desejo de todos, sem excepção.

Boas leituras!

sábado, 18 de junho de 2011

Boletim da Associação de Pais

Consulta aqui o Boletim da Associação de Pais e fica a par das notícias da comunidade educativa.
B0411

quinta-feira, 16 de junho de 2011

E o prémio vai para...

No dia 22 de Junho, pelas 17.30h, a Biblioteca procederá à entrega dos prémios dos Concursos de Fotografia, de Pintura, de Leitura e de Escrita. Consulta a lista dos vencedores... CLICA NA IMAGEM PARA AMPLIARES.







terça-feira, 14 de junho de 2011

Era uma vez...

No âmbito do PNL, realizou-se no passado dia 3 de Junho o encerramento da actividade " Era uma vez..." que teve como objectivos favorecer um percurso sequencial e articulado dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, criar o gosto pela leitura e formar bons leitores.
Desta vez, foram os alunos do 6.ºC que visitaram os seus colegas do 4.ºK, na EB1 de Real.
As duas turmas apresentaram leitura de contos, poesia, dramatização, uma canção e até um teatro de fantoches.
Como de costume, houve grande animação!
Estão todos de parabéns pelo seu desempenho , entusiasmo e dedicação ao longo destes dois anos lectivos.
Boas leituras e boas férias para todos!
Professora Augusta Rodrigues




segunda-feira, 13 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

No âmbito do I concurso Kodak’s de Real, a Biblioteca Escolar Porto Maia, da EB 23 de Real, com a colaboração do grupo de Educação Visual do 3.º ciclo e da educadora Maria Humberta Maciel, tem em exposição, de 14 a 22 de Junho, as fotografias entregues a concurso. A exposição é promovida pela Biblioteca Escolar e pela Junta de Freguesia de Real e tem como objectivo a promoção do património arquitectónico e cultural de Real.

As fotografias expostas, subordinadas ao tema "Gentes e Locais de Real", pertencem aos alunos do Agrupamento de Escolas de Real, aos professores do mesmo agrupamento e aos cidadãos residentes na mesma freguesia.


O Agrupamento de Escolas e a Junta de Freguesia de Real convidam a Comunidade Educativa a visitar a exposição, aberta todos os dias entre as 8.30h e as 17.00h.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

QUEM SOU EU?

Descobriste a quem pertencia a fotografia do cartaz anterior? Era do professor Albano Melo, ainda em tenra idade, com cabelos loiros e encaracolados.

E a deste cartaz será fácil?

Observa com atenção e vê se descobres...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Testa os teus conhecimentos

Achas que já sabes tudo sobre Língua Portuguesa? Então, clica na imagem e testa os teus conhecimentos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

SER CRIANÇA


Ser Criança
(Sandra Mamede)


Ser criança
Não é somente ter pouca idade
E sim esquecer a idade física
A nossa verdadeira idade está na mente
É o que se sente.

Ser criança
É perseguir a felicidade
Sem se importar com a idade.
É esquecer um pouco das responsabilidades
Sem contudo ser irresponsável.

É viver intensamente o presente
Não viver condicionado ao futuro
Nem ruminando o passado

É amar intensamente
E viver essa paixão sem precedentes

É sempre sorrir
Sempre estar aberto para o novo

Ser criança
É nascer de novo a cada dia...

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).


Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.


Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.


Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:- afecto, amor e compreensão;- alimentação adequada;- cuidados médicos;- educação gratuita;- protecção contra todas as formas de exploração;- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.


Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.


Claro que o Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional.




(Texto retirado de: www.junior.te.pt)

Atividades abertas à comunidade

Conhece aqui as comunidades em que os teus pais e familiares podem participar. Contamos contigo e com a tua família.