quinta-feira, 29 de abril de 2010

Clube Contadores de Histórias


Colares de pérolas


Joanina e Lionídia eram duas jovens que se preparavam para o primeiro baile.
Vestiam vestidos de seda branca com muita goma e roda, todos enfeitados de lacinhos azuis e cor-de-rosa.
Não haverá hoje raparigas que consintam em usar vestidos destes, mas isto passou-se há muito tempo.
Diante do toucador, ajeitaram ao espelho os caracóis e canudos de cabelo, que as faziam parecer bonecas de porcelana. Sentiam-se lindas. E, efectivamente, sinceramente, estavam.
Chegou a altura dos últimos adornos. Brincos, anéis, pulseiras e um diadema no toucado. Até o espelho pestanejou com tanto brilho.
— Falta o colar — lembrou a Lionídia, enquanto procurava, na sua caixinha de guarda-jóias, o ornamento essencial à perfeição do quadro.
Já Joanina tinha tirado do respectivo guarda-jóias e posto com todo o cuidado ao espelho o seu colar de pérolas, sorrindo, feliz, porque era a primeira vez que o punha. Sentia--se uma senhora, uma dama, um modelo para um retrato a óleo.
Lionídia tinha um colar igual. Ou quase.
— O teu colar é de pérolas falsas — disse Lionídia, olhando de esguelha para o colar de Joanina.
— Como é que tu sabes? — indignou-se ela. — Este colar está na nossa família há várias gerações e sempre foi tomado como verdadeiro.
— É falso. Digo e torno a dizer, porque as tuas pérolas não têm a perfeição nem a transparência leitosa, nacarada, aveludada das minhas.
Isto dito por Lionídia era uma afronta para Joanina.
— E se for ao contrário? — ripostou ela. — Está-me a parecer que as tuas pérolas é que são uma perfeita imitação das minhas.
Enervaram-se. Zangaram-se. Descompuseram-se.
Brigaram. Não fosse estarem tão alinhadas para a festa e, quase de certeza, ainda acabariam por se agarrar aos caracóis uma da outra e espatifar os vestidos brancos, engomados e rodados, com lacinhos azuis e cor-de-rosa…
Uma réstia de boa educação e de bom senso conteve-as.
Para decidirem de uma vez para sempre qual tinha razão lembrou-se uma delas.
— Só há uma prova a fazer. O vinagre!
Quem não souber que aprenda que o vinagre desfaz as pérolas naturais, as legítimas, as fabricadas com sossego e demora, dentro da concha paciente das ostras.
Muito exaltadas e avinagradas, foram buscar à cozinha uma tigela de vinagre.
— Queres ver que o teu colar pelintra não se desfaz — disse a Joanina à Lionídia.
— A porcaria do teu colar é que não vai desfazer-se — disse Lionídia à Joanina.
O resto está-se mesmo a ver. Dissolveram-se no banho de vinagre as pérolas de ambos os colares. Só sobraram para amostra fios e fechos, tão valiosos como duas espinhas de peixe.
E as duas jovens, depois de chorarem muitas lágrimas, abraçadas uma à outra, lá tiveram de ir para o baile sem os seus preciosos colares.
Pobres das ostras que tanto trabalharam a acrescentar, a arredondar e a aprimorar as suas maravilhosas pérolas, para que assim se perdesse o labor de tantos anos num bochecho de vinagre. Dá que pensar.



Adaptação
António Torrado
www.historiadodia.pt

quarta-feira, 28 de abril de 2010

LER PARA CRER


Eu, Alcina Ferreira, Assistente Técnica na escola EB2/3 de Real...

Tenho o hábito de ler desde os 14 anos de idade. Estava no 9ºano de escolaridade quando um dia acompanhei uma colega de turma à Biblioteca Municipal, local onde ela costumava requisitar livros, segui-lhe o exemplo e desde esse dia tornei-me frequentadora assídua da Biblioteca. Lia com avidez tudo que me era permitido naquela idade.
Não me lembro com exactidão qual o 1º livro que li de livre vontade, mas indubitavelmente aquela 1ª visita foi o princípio nunca acabado do gosto pela leitura. Desse tempo, entre os muitos que li, ficaram-me na memória “Morgadinha dos Canaviais” e “Os Fidalgos da casa Mourisca” de Júlio Dinis. Era adolescente num processo de crescimento e de descoberta constante e por consequência uma sonhadora.

Leio porque a leitura me dá prazer, enriquece os meus conhecimentos, ajuda a expressar-me e ter um discurso mais articulado. Por outro lado permite-me “viajar”, conhecer lugares que certamente nunca visitarei e sobretudo faz-me sonhar.
Acabei há dias de ler “Orgulho e Preconceito”.Neste momento estou a ler “Eu Hei-de Amar uma Pedra” de António Lobo Antunes, estou no início por isso, não posso dar um parecer sobre o livro. Há quem diga que os seus livros são ininteligíveis, que se anda de um lado para o outro para os perceber, mas na minha opinião é isto que os torna fascinantes, é preciso parar de ler para pensar no que se leu e retomar a leitura.

O livro que mais me marcou foi definitivamente “Germinal” de Émile Zola, uma obra de 1885 que descreve as condições desumanas de uma comunidade de trabalhadores de uma mina na França. Na sua revolta contra a opressão, os mineiros organizaram uma greve geral, exigindo condições de vida e trabalho mais favoráveis o que os levou a uma vida ainda mais miserável. O livro é de tal forma intenso que várias vezes no decorrer da sua leitura me apeteceu parar, dado o realismo e a crueza dos factos retratados.

Aconselho vivamente“Paula” e “A Soma dos Dias” de Isabel Allende. “Paula” é uma história absorvente, intensa e real, um livro que comoveu leitores à volta do mundo. “A Soma dos Dias” está de algum modo ligado ao primeiro.

BOLETIM INFORMATIVO

Consulta aqui o Boletim Informativo de Maio.

BI_Abril

segunda-feira, 12 de abril de 2010

SEMANA DA LEITURA

Vai decorrer, entre os dias 19 e 23 de Abril, a SEMANA DA LEITURA que visa acima de tudo promover o livro e a leitura junto dos alunos.

Consulta o calendário que te disponibilizamos.

De entre as diversas actividades a realizar, destacamos as seguintes:
- Apresentação do livro "Livro d'Água" do escritor Flávio Monte
- Encontro com a poetisa Carla Ribeiro
- Representação da história "O Pequeno Trevo" pelos alunios da Unidade Multideficiência
- Sessões de leitura pelos Encarregados de Educação
- Viver a poesia, pelo grupo de teatro da Escola Francisco Sanches, sob a orientação de Manuela Duarte
-Hora do conto, com José Machado
- Chá de letras, com a colaboração do CEF2

Participa nesta semana feita à tua medida!

Olimpíadas da leitura (Inglês)

Gostar de ler?  Gostar de ler em inglês?  Então, participa nas olimpíadas da leitura (em inglês)!  Inscreve-te!